Piggy piggy é uma lanchonete com receitas exclusivas e releituras, baseadas em cortes e embutidos suínos. Com foco nas vendas por aplicativo, também dispõe de espaço próprio para comércio e consumo dos produtos. Utiliza-se de matérias-primas artesanais, de produtores locais. E se apropria da lenda urbana "Here Piggy Piggy" como temática.
Objetivo
Criar uma identidade visual que agregue valor e ajude a PIGGY PIGGY a se conectar e envolver o seu público alvo em uma atmosfera séria e confiável, transmitindo segurança e comprometimento.

Desafios
Traduzir visualmente a combinação entre a lenda urbana "Here! Piggy, Piggy" e os atributos da marca, em um símbolo memorável.
A lenda urbana
A lenda se originou em Chicago , Illinois no ano de 1893.
The Pigman, é como ficou conhecido o açougueiro que usava uma cabeça de porco enquanto maltratava e abatia os animais. Durante um dia de muito serviço, o açougueiro escorregou no chão ensanguentado e os porcos se vingaram, despedaçando e devorando-o.
Pouco tempo depois, os clientes do açougueiro começaram a aparecer decapitados.
O espírito The Pigman, pode ser evocado falando as palavras "Here, Piggy Piggy", no espelho.
Cores
Definimos a combinação de alto contraste entre o preto e branco, como cores para identidade visual da Piggy Piggy.
As pessoas tendem a associar a cor preta à escuridão e à morte. Por esta razão, pessoas usam preto em enterros e velórios. O preto também é a cor do luto, é a cor da noite, do céu noturno, da penumbra. Por isso, o preto é associado às coisas "proibidas", ao mistério, ao místico e também às coisas que se fazem em segredo. Por isso, entre outros aspectos, o preto traz a relação direta com a lenda urbana "Here! Piggy, Piggy"
O branco como opção de contraste ao preto (não apenas no âmbito visual), é a cor da inocência, do silêncio. É leve, e em sentido metafórico, representa ausência de sentimentos.
Tipografia
A tipografia foi desenhada exclusivamente para Piggy Piggy. Durante estudos, identifiquei como um dos principais desafios utilizar uma tipografia que fosse capaz de manter suas características visuais mesmo quando reduzida ao extremo, pois os principais pontos de contato com a marca são os meios digitais através dos aparelhos celulares e os aplicativos de entrega.
Inspirada nas famílias tipográficas pixeladas, cujo objetivo era a fácil adaptação em tamanhos reduzidos, possui formas retas e blocadas. São mono espaçadas e sem serifas, trazendo características fortes e consistentes.
Símbolo
Como referência direta à lenda urbana "Here! Piggy, Piggy", utilizamos a cabeça de um porco como símbolo e principal elemento gráfico da identidade visual.
O desafio maior, foi descaracterizar o "terror" da lenda urbana, sem perder sua essência. A forma da cabeça tem uma geometria mais "quadrada", "vincada", fazendo correspondência direta com a tipografia. A expressão foi retrabalhada para que o símbolo apresentasse um ar mais "sarcástico" e "vingativo". Outro detalhe é a orelha esquerda, que possui uma falha proposital, fazendo referência aos maus tratos a que os animais eram submetidos antes de serem sacrificados (de acordo com a lenda urbana "Here! Piggy, Piggy").
Resultado
Aplicações
Voltar ao topo